Javali no tacho com arroz de legumes

Arroz de legumes

Carne de javali no tacho
Um bocado de javali* da parte da perna, com cerca de 2kg, limpo de todas as gorduras e muito bem lavado, ficou coberto de água com 1 limão espremido e depois cortado aos pedaços e deixado de molho de um dia para o outro.
No dia seguinte, retirei-o da água e limpei-o com papel de cozinha.
Num tacho deitei azeite até cobrir o fundo. Arranjei e juntei duas cabeças de alho roxo dando-lhe apenas um golpe forte para que largassem a pele e o olhinho. Coloquei a carne. Por cima fui pondo 1 cubo de caldo de carne (knorr) esfarelado, uma dúzia de pimentinhas rosa, duas folhas de louro, uma leve pitada de cominhos, um pouquinho de sal, meio litro de água e meio litro de vinho tinto. Tapei o tacho.
Levei ao lume médio e marquei 1 hora. Passado esse tempo, destapei o tacho. O líquido tinha evaporado, encontrando-se no fundo apenas os temperos. Fui picando a carne no centro da peça e acrescentando mais vinho tinto, picando e virando até estar macia. Demorou mais 25 minutos a apurar.
Para acompanhar, cozi duas chávenas de café de arroz Thäi em bastante água e sal. Segui o tempo da marca do arroz. À parte, tinha já cozido cenoura às rodelas, milho, ervilhas e beterraba aos cubinhos. Juntei-os ao arroz, depois de cozido e escorrido e mexi ao de leve com um garfo, para os misturar.
-º-º-º-º-º-
*Nota: Tendo um caçador na família, de vez em quando sou «agraciada» com peças de caça que não como, só cozinho. Marido é que aprecia.

Sem comentários: