Joaninhos de Cascais

Colagem e fotos de GuidinhaPinto


250 g de miolo de amêndoa*
500 g de açúcar
3 colheres de sopa de farinha de trigo (Nacional)
6 gemas grandes
3 ovos
Banha para o tabuleiro

Escaldei as amêndoas, pelei-as e triturei no 1-2-3. Num tacho, coloquei 400g de açúcar branco com 2 dl de água e levei ao lume, a fazer ponto pérola – 108 graus no pesa xaropes)
Misturei, numa tigela, as amêndoas com a farinha. E depois misturei com a calda de açúcar, ao lume, mexendo sempre até ferver um pouco. Deixar amornar. À parte, separei as gemas, passei-as por um coador, que bati com os três ovos. Levei os ovos ao lume e misturei-os na massa, mexendo sempre em lume brando, para engrossar sem ferver.
Espalhei esta mistura num tabuleiro previamente untado de banha e forrado com papel vegetal, também ele barrado de banha. Levei ao forno (ecléctico a 190 graus) durante cerca de 30 minutos. Cozeu sem secar.
Desenformei o doce sobre papel vegetal polvilhado de açúcar e deixei em repouso durante umas horas. Cortei aos quadrados, polvilhei com o restante açúcar e servi.

*Neste bolo, como tinha mais avelãs em casa que miolo de amêndoas, usei 200 g de avelãs sem pelar e 50 g de amêndoa. O resultado é diferente no sabor e na cor, mas resulta na mesma.

Sem comentários: