Sopa de Peixe

Seguindo uma receita que vem mencionada nesta embalagem, sugiro que experimentem esta que eu fiz. É muito enriquecedora a experiência de cozinhar. Como é que uma base de sopa de legumes pode transformar-se numa saborosa Sopa de Peixe?! Já vos conto.
Estas embalagens de base de sopas estão à venda nos Mini-Super-Hiper-Mercados do País. Não posso considerar que sejam baratas, à primeira vista. No entanto, em dias de Festa e de brincar a "Chefe", uma ajudazinha pré-fabricada, vem a calhar.
No jantar da noite do dia de Natal, apresentei à família, a minha nova receita de Sopa de Peixe. Os restos da festa eram para os dias seguintes, não para a noite do dia de Natal! Desculpas de quem tem mais uma surpresa. Não quis ninguém na cozinha, claro. Senão, lá se ia o segredo.
Então, foi assim:
Numa panela despejei 2 pacotes da amostra acima, mais 1 pacote cheio com água. Segui as instruções da embalagem, que mandam ferver e mexer de vez em quando. Entretanto cortei 5 lombos de pescada (poderiam ser filetes num dia vulgar) em cubos e descasquei 24 camarões granjolas, retirando a tripa e a cabeça também.
Quando o caldo começou a ferver, juntei o peixe e o marisco, aos poucos para não perder a fervura. Temperei com 1 colher de chá rasa de cardamomo, 1 colher de chá rasa de açafrão e umas gotinhas (poucas) de tabasco. Calculei pouco mais de 5 minutos para a cozedura da sopa. Passei-a para uma terrina/sopeira escaldada e salpiquei-a abundantemente com coentros picados.
Foi de arrasar. Ninguém conseguiu comer mais nada. Mais sopa? Mais sopa, respondiam a rir. Pouca sobrou para o outro dia. Vale a pena experimentar. É uma sugestão minha.

Sem comentários: