Filhoses da minha prima Palmira

Foto de GuidinhaPinto: Acto de juntar e misturar a farinha, os ovos, o azeite, a aguardente, o fermento

Foto de GuidinhaPinto: Acto de bater a massa

Foto de GuidinhaPinto: Acto de abrir a massa, fritar, virar e retirar a filhó do óleo

Foto de GuidinhaPinto: Acto de escorrer as filhoses

Foto de GuidinhaPinto: Acto de polvilhar as filhoses com açúcar e canela, porque é assim que eu as prefiro

Como já escrevi esta semana no Transmitir, andámos pela Serra da Lousã na primeira quinzena de Setembro. Em férias. Na última sexta feira, Afonso e Palmira quiseram reunir num jantar a 7, a família dela e a minha. Somos primos. Somos Amigos. E para sobremesa? Não fiz nada. Nem ela. Estamos a dieta? Não! "Mas posso ir bater umas filhoses!" disse. E se o disse, melhor o fez. Nunca fiz (não tenho força de braços) nem tenho a receita deste doce tradicional - filhoses - mas tenho os retratos e o privilégio de as degustar. Lá na Serra, as Primas Amigas que sabem do meu gosto pelas ditas e do meu desgosto por nunca as fazer, por vezes presenteiam-me com uma dúzia delas. E fazem-nas enquanto o diabo esfrega o olho. De propósito, só para mim. Neste caso, obrigada Palmira. Obrigada Nuno e Ana. Ficaram muito boas. São assim as coisas que se fazem com amor - gostosas. Espero que usem a imaginação e se babem. Bom apetite.

Sem comentários: