Cinco pêras Carapinheiras descascadas, com pezinho mantido e levemente cozidas num dedo de água, um pouco de Moscatel e um pau de canela (cerca de 6 minutos em tacho tapado e lume brando).
1 litro de gelatina Royal Tuti-fruti
Fazer a gelatina seguindo as instruções da embalagem.
Quando as pêras estiverem prontas, colocar uma a uma dentro de uma taça. Esta taça leva 5. Depois, com cuidado, despejar a gelatina por cima. Deixar arrefecer e levar ao frio para solidificar.
____*____
O valor nutritivo da pêra varia com o grau de maturação. Se estiver muito madura perde cerca de 3/4 do seu valor, mas verde é nociva para o estômago, por ser indegesta. É um fruto que se tem de considerar, não é um qualquer. Só com a experiência se sente quando está no ponto ideal para dar uma dentada :).
Não deve ser posta no frigorífico, mas sim em local fresco e arejado, porque perde o aroma e o sabor característico da espécie. Quando se compra deve ter-se em atenção a pele que não deve ter manchas nem fissuras. Esta pêra, a Carapinheira, é pequena, redonda, uma das espécies existentes em Portugal com um sabor muito característico. Tal como a nossa cereja, sazonal e única. O que me leva a procurá-la entre idênticas e trazer para casa é porque viajo aos meus tempos de miúda, em cada da senhora minha Avó Olinda, onde esta fruta era esperada na época certa.
Ajuda na hipertensão, como diurético e na obstipação. Rica em vitaminas, sais minerais e outras coisas mais, a pêra Carapinheira é a minha preferida.
Sem comentários:
Enviar um comentário